terça-feira, 29 de junho de 2010

EDITAL itaucultural

De 3 de março a 31 de julho estão abertas as inscrições para o Rumos Literatura 2010-2011. O programa é dedicado aos interessados em desenvolver textos reflexivos sobre literatura e crítica literária brasileira contemporânea. A novidade da quarta edição do Rumos Literatura é a possibilidade de estrangeiros se inscreverem.

Leia o edital: http://www.itaucultural.org.br/rumos/regulamento_literatura.pdf

O programa está dividido em duas categorias:

1. Produção Literária, para projetos de ensaio que tratem de um tema relativo à produção literária brasileira dos últimos 30 anos.

2. Crítica Literária, destinada a projetos de ensaio sobre a produção crítica na literatura brasileira realizada a partir do início dos anos 1980.

Em ambas as categorias, o projeto inscrito não pode ter sido publicado em livro ou e-book, ou apresentado como tese de mestrado ou doutorado, sob pena de desclassificação. Ficam fora da restrição revistas acadêmicas, periódicos, sites, blogs etc.Dentre os prêmios, os selecionados receberão apoio financeiro mensal e remuneração referente ao licenciamento dos direitos autorais do trabalho concluído e aprovado.

O programa Rumos Literatura 2009-2010 conta com o apoio da Anpoll - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e em Linguistica e da Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada.

Para mais informações, consulte o regulamento. As inscrições são gratuitas. Em caso de dúvidas, escreva para rumosliteratura@itaucultural.org.br.

inscrições pelo site itaucultural.org.br/rumos
quarta 3 de março a sábado 31 de julho de 2010
dúvidas rumosliteratura@itaucultural.org.br

Durante o período de inscrição, o Rumos desenvolve palestras e debates pelo Brasil para promover a reflexão de temas relacionados à literatura, além de estimular a participação no programa. Para conferir a programação de encontros e a repercussão da caravana pelo país e acompanhar o processo de trabalho e os resultados dos selecionados de outras edições, acesse o Blog do Rumos:http://rumositaucultural.wordpress.com/

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Revista Boca da Tribo

Chamada

Submissão de trabalhos
O prazo para envio de trabalhos para o 4º número da Revista Boca da Tribo é de 31/05/2010 a 07/08/2010.

Todos os trabalhos devem ser encaminhados em formato digital, ao e-mail: bocadatribo@yahoo.com.br

Os textos devem estar de acordo com as Normas de Publicação da revista. Ver link "Normas": http://cpd1.ufmt.br/bocadatribo/index.php?pg=normas

Atenção: não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo.

sábado, 26 de junho de 2010

Grupo de Teatro Fazendo Arte



UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS
PROJETO DE EXTENSÃO

GRUPO ABRACADABRA: CONTADORES DE HISTÓRIA
Coordenação: Profa. Me. Maria Claudino da Silva
Alunos Bolsistas: Daniel Leite Almeida
Josilda de Souza Reges
Lucas Baracho Sousa
Jéssika

O Grupo Abracadabra: contadores de histórias é um Projeto que visa à formação e o fortalecimento do hábito de ler em jovens e adultos. Compreende-se o ato de ler como fortalecedor das competências comunicativas e da cidadania.

Este Projeto de Extensão é uma atividade que está em desenvolvimento, anualmente, desde o ano de1994. Trabalha com o incentivo à formação do leitor, de todas as idades, a partir da contação de histórias pelo Grupo. Esse grupo de contadores é formado por professores e alunos da Universidade e por Professores e alunos da rede pública e particular de ensino da região do Médio Araguaia. Os encontros do Grupo são às sextas-feiras a partir das 8 horas da manhã.
Neste ano de 2010, conta também com o Grupo de Teatro Fazendo Artes, executado por um grupo de alunos (Daniel Leite Almeida, Lucas Baracho, Heide Cristina, Simone Silva Santos e Jéssika) e coordenado pela Professora Maria Claudino da Silva, do Curso de Letras do CUA/UFMT.
A estréia do Grupo de Teatro aconteceu no último dia 10/06, em um evento comemorativo ao dia dos namorados, no Campus II da UFMT. Nessa ocasião foi apresentada a peça teatral “Um marido para Bentinha” texto de Daniel Leite Almeida , encenada pelos discentes Jessika, Fernanda, Daniel, Lucas, Heide e Simone. O grupo de Teatro tem por objetivo principal desenvolver a capacidade criativa dos indivíduos participantes ensinando-lhes valores e ao mesmo tempo oferecendo-lhes um momento de lazer. Os ensaios do Grupo de Teatro “Fazendo Artes” são toda 2ª e 6ª Feira, das 18 horas às 19 horas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

UFPE abre inscrições para mobilidade estudantil Andifes

A Pró-reitoria para Assuntos Acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o calendário do programa de mobilidade estudantil/Convênio Andifes para o segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2010. Os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) interessados em participar da mobilidade estudantil no segundo semestre devem encaminhar as solicitações à UFPE até o dia 23 de julho. A Federal de Pernambuco deverá divulgar o resultado até o dia seis de agosto.

Os estudantes aceitos deverão efetivar a matrícula na UFPE no período de quatro a oito de agosto. O início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto.

Os estudantes interessados em participar da mobilidade estudantil/Convênio Andifes no primeiro semestre letivo de 2011 deverão encaminhar as solicitações à UFPE no período de 22 de novembro a 22 de janeiro de 2011. O resultado será divulgado até o dia sete de fevereiro de 2011. Os acadêmicos aceitos deverão efetivar a matrícula no período de oito a 14 de fevereiro de 2011. O início das aulas está previsto para o dia 14 de fevereiro de 2011.

Mais informações podem ser obtidos pelo endereço eletrônico proacad@ufpe.br.

sábado, 19 de junho de 2010

Gramática

Gramática
Ana Arlete Vieira Lisboa



Vida é um substantivo
Como me mostra a vivência
Repleto de adjetivos
Claro escuro, alegre triste
E è bem melhor quando o substantivo
É coletivo.
Viver é melhor no plural.
Mas às vezes tambem é bom
O singular, estar só...
Cruzamos os adverbios
De tempo, saudade
De lugar, livre escolha?
De modo, crueldade...
E quanto aos comparativos
Prefiro o de igualdade.
É preciso muita coragem
Para cruzar o diminutivo
E muita, muita cautela
Ao topar com o aumentativo
Este, esta, são perigosos
Demonstrativos
Então é bem melhor escolher
Alguém, isto, algum...
Na forma de indefinido
Escolhe TU nunca EU.
Mas quando se trata de
nós
É bom não substituir
por outro pronome pessoal.
Há pessoas q sempre escolhem
o interrogativo?
Talvez seja mais seguro
Usar o exclamativo!
Mas um fato é bem certo
Dois pontos
O que veremos na vida
Com mais frequência são
reticências...
Não devemos ficar perdidos
No passado
Se ele foi imperfeito
Tudo é condicional
Assim, a partir do presente
ainda é possivel fazer
Deste errado pretérito
Um futuro
Bem mais-que-perfeito
Basta que façamos dele
Um imperativo
Categórico
Verbo vida e sujeito.
RESULTADO DA PESQUISA SOBRE AS AULAS EM BLOCO


Caros estudantes do Curso de Letras, durante o mês de junho do corrente ano, o Centro Acadêmico de Letras realizou junto aos discentes deste curso, uma pesquisa com o objetivo de obter o número total de alunos que concordam ou não com as aulas em bloco, ou seja, quatros aulas de apenas um Docente em um mesmo dia.

Após análise da pesquisa realizada em todas as salas do Curso de Letras chegamos aos seguintes números: no total cento e doze (112) alunos responderam a seguinte pergunta: Você aprova as aulas em bloco, ou seja, quatro (04) aulas de apenas um (01) Docente em um único dia?. Deste total, apenas um Discente se absteve de expressar sua opinião, não evidenciando assim sua preferência. Do restante dos alunos pesquisados sessenta e nove (69) alunos disseram que não concordam com este método de aula, enquanto quarenta e dois (42) alunos deram anuência para esta metodologia. Aplicando esses números a termos percentuais, temos 62.5% de alunos discordantes e 37.5% de alunos que concordam.

Diante de tais números, e cientes de que vivemos em um Estado democrático de direito, em que se prevalece o voto da maioria, enviaremos um ofício à Direção do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) requerendo uma mudança nessa metodologia de aplicação de aulas. Visamos com isso, tornar as aulas mais produtivas, uma vez que um período tão prolongado de aula como este, acaba por prejudicar a atenção dos Discentes bem como dos próprios Docentes.

O Centro Acadêmico de Letras agradece a todos os alunos que participaram da pesquisa.

Grato.

Sílvio Cesar Masquietto
Presidente do CALet.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Vozes do Cerrado apresenta:

Vozes do Cerrado apresenta:

Os mais belos poemas que o amor inspirou.


Especial Dia dos Namorados




Dia 10 de junho no espaço multicultural do campus II – UFMT, às 19:30hs.