terça-feira, 6 de julho de 2010

Reitora assina acordo de cooperação com Universidade de Coimbra

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, participa hoje (01), às 17 horas, da assinatura coletiva dos Acordos de Cooperação e Termos Aditivos com a Universidade de Coimbra, no auditório da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. A UFMT faz parte do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Os documentos são obrigatórios para as universidades concorrerem aos Editais referentes ao Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI).

Pelo seu caráter inovador no âmbito das Licenciaturas, o Programa de Licenciaturas Internacionais é de fundamental importância para a Formação de Professores no Brasil. São oferecidas 420 vagas aos estudantes brasileiros para graduação sanduíche nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física.

Uma iniciativa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade de Coimbra, com apoio do GCUB, o Programa de Licenciaturas Internacionais visa à elevação da qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. O programa objetiva a ampliação da formação de docentes para o ensino básico no contexto nacional; a ampliação e dinamização das ações voltadas à formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciatura e o apoio à formulação e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Confira aqui os editais: http://www.grupocoimbrasil.org.br/

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras - Formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, o GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras. Por intermédio da Universidade de Coimbra, o Grupo integra-se às universidades reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Européias, com o qual mantém vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural.

Leia mais sobre o Grupo no endereço www.grupocoimbrasil.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário