sábado, 4 de fevereiro de 2012

ABRALIN

ABRALIN em CENA Mato Grosso
– 10 a 13 de abril de 2012 –
Universidade Federal de Mato Grosso
Cuiabá, Mato Grosso
www.abralin.org


PRIMEIRA CIRCULAR


O EVENTO
ABRALIN EM CENA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística e tem
por objetivo incentivar o intercâmbio entre pesquisadores das diversas regiões
brasileiras, priorizando as linhas de pesquisa existentes nos Programas de Pós-
Graduação da localidade onde será realizado o evento. O encontro no Mato Grosso
será realizado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)/Cuiabá, em parceria
com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem dessa universidade. É
importante salientar que a data do evento, de 10 a 13 de abril de 2012, coincidirá
com a data de um encontro entre os coordenadores dos Programas de Pós-
Graduação da região Centro-Oeste, promovido pela coordenação de Área de Letras e
Linguística da CAPES. Considerando a participação dos coordenadores nesse
encontro, a programação do ABRALIN em CENA Mato Grosso contará com a
presença de muitos colegas coordenadores de Programas de Pós-Graduação da
região Centro-Oeste em mesas-redondas e minicursos.


COMISSÃO ORGANIZADORA/DIRETORIA DA ABRALIN 2011-2013

Luis Passeggi (UFRN) – Presidente da ABRALIN
Marco Antonio Martins (UFRN) – Vice-residente da ABRALIN
Lucrécio Araújo de Sá Júnior (UFRN) – 1º tesoureiro
Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN) – 2ª tesoureira
Maria da Penha Casado Alves (UFRN) – 1ª secretária
Paulo Henrique Duque (UFRN) – 2º secretário
EQUIPE LOCAL
Elias Alves de Andrade (UFMT)
Maria Inês Pagliarini (UFMT)
Maria Rosa Petroni (UFMT)
Roberto Leiser Baronas (UFSCAR)
Danie Marcelo de Jesus (UFMT)

PROGRAMAÇÃO GERAL
Estrutura geral diária do congresso
10/04/2012
14h às 18h – Credenciamento e entrega do material
Secretaria da ABRALIN na UFMT
18h30 – Cerimônia de abertura
19h – Conferência de abertura
20h30min: Atividade cultural/Coquetel
11/04/2012
08h às 10h – Minicursos (grupo A)
10h15 às 12h – Mesa-redonda 1
14h às 16h – Grupos Temáticos (coordenados por dois professores Doutores,
convidados pela comissão organizadora)
16h15 às 18h – Mesas-redondas 2 e 3
18h15 às 20h15 – Minicursos (grupo B)
20h30: Pôsteres/Lançamento de livros/Coquetel
12/04/2012
08h às 10h – Minicursos (grupo A)
10h15 às 12h – Mesa-redonda 4
14h às 16h – Grupos Temáticos (coordenados por dois professores Doutores,
convidados pela comissão organizadora)
16h15 às 18h – Mesas-redondas 5 e 6
18h15 às 20h15 – Minicursos (grupo B)
13/04/2012
08h às 10h – Minicursos (grupo A)
10h15 às 12h – Mesa-redonda 7
14h às 16h – Grupos Temáticos (coordenados por dois professores Doutores,
convidados pela comissão organizadora)
16h15 às 18h – Mesas-redondas 8 e 9
18h15 às 20h15 – Minicursos (grupo B)
20h30: Conferência de encerramento

CONFERÊNCIAS
Abertura: Prof. Dr. Dermeval da Hora (UFPB)
Encerramento: Prof. Dr. Eduardo Guimarães (UNICAMP)
MINICURSOS
GRUPO A – dias 11, 12 e 13, das 8h às 10h
Gramaticalização e mudança linguística – Jussara Abraçado (UFF)
Oralidade e escritura nas Culturas Populares – Beliza de Arruda Mello (UFPB)
As relações entre linguagem, cognição e corporalidade – Paulo Henrique
Duque (UFRN)
Semiótica e mitologia – Maria Luceli Faria Batistote (UFMS)
GRUPO B – dias 11, 12 e 13, das 18h às 20h15
Estudos Filológicos – Elias Alves de Andrade (UFMT)
Fonética Experimental – Laudino Roces Rodrigues (UFMT)
A perspectiva textual-interativa: uma abordagem dos processos constitutivos
do texto - Lúcia Damásio (UFMT)

GRUPOS TEMÁTICOS
ÁREAS
Fonética e Fonologia
Morfologia
Sintaxe
Semântica
Pragmática
Sociolinguística e Dialetologia
Análise do discurso
Cognição
Linguística Aplicada em primeira e segunda língua
Linguística textual
Semiótica
Gêneros textuais
Ensino da Leitura e da escrita

INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES
INSCRIÇÕES
Para se inscrever acesse o link da ficha de inscrição:
http://www.adaltech.com.br/sigeventos/abralin2012/inscricao/frm_inscricao.asp

DATAS IMPORTANTES (Não haverá prorrogação do prazo para inscrições):
Inscrições: de 30/01/2012 a 03/03/2012
Envio das cartas de Aceite: de 04/03/2012 a 16/03/2012
Regras para submissão de trabalhos:
a) apenas poderão apresentar comunicação oral nos grupos temáticos sócios
efetivos ou colaboradores que estejam com as anuidades da ABRALIN atualizadas
até 2012;
b) alunos de graduação poderão se inscrever na modalidade "pôster" e estão
isentos da obrigatoriedade de associar-se à ABRALIN;
c) todos os pagamentos deverão ser efetuados através do site da ABRALIN;
d) para inscrever-se no(s) minicurso(s), o participante não precisa ser sócio da
ABRALIN;
e) os sócios efetivos ou colaboradores poderão se inscrever em até duas atividades
distintas (pôster e grupo temático);
f) contatos para esclarecimentos sobre inscrição poderão ser feitos através do email
abralinrn@gmail.com;
g) Os pagamentos serão efetuados após o recebimento da carta de aceite. Os
participantes deverão acessar a área reservada da inscrição para emitir o boleto
bancário.
Valores para participação:
Todos os participantes (exceto alunos de graduação) deverão estar em dia com a
anuidade da associação. Os valores com ou sem apresentação de trabalho, não
incluindo minicursos, são:
De 04/03/2012 a
30/03/2012 A partir de 30/03/2012
Professores/pesquisadores
(com apresentação de trabalho)
R$ 100,00 (anuidade) +
R$ 80,00 (inscrição)
R$ 100,00 (anuidade) +
R$ 1000,00 (inscrição)
Estudantes de pós-graduação e professores
dos ensinos fundamental e médio (com
apresentação de trabalho)
R$ 100,00 (anuidade) +
R$ 50,00 (inscrição)
R$ 100,00 (anuidade) +
R$ 70,00 (inscrição)
Estudantes de graduação
(com apresentação de Pôster) R$ 100,00 (inscrição) R$ 120,00 (inscrição)
Ouvintes R$ 50,00 (inscrição) R$ 80,00 (inscrição)
Valores dos minicursos:
De 04/03/2012 a
30/03/2012 A partir de 30/03/2012
Minicurso para todos os congressistas
com apresentação de trabalho R$ 40,00 R$ 60,00
Minicurso para congressistas sem
apresentação de trabalho ou não sócios
da ABRALIN
R$ 60,00 R$ 80,00
Mais informações no sitio do congresso: http://www.abralinemcenamt.com.br.

Luis Passeggi
Presidente da ABRALIN
Marco Antonio Martins
Presidente da Comissão Organizadora


Natal, 02 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário